quarta-feira, novembro 24, 2010

ENTREVISTA com HELENA PAVESE

Por Beatriz Backes, Bruna Kfouri e Gean Oliveira

“Todos os temas ambientais nos preocupam, no entanto, temos uma atenção especial no cuidado com o manejo de ecossistemas, as mudanças climáticas e a busca por recursos financeiros que nos ajudem na proteção de nossas causas”. Foi assim que Helena Boniatti Pavese respondeu à nossa pergunta sobre qual causa ambiental tinha maior importância para ela.

Nosso bate-papo ocorreu nos bastidores da Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, onde Pavese foi convidada para apresentar sua palestra “A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade: custos e oportunidade”.

Exercendo a função de Coordenadora Regional da América Latina e Caribe, Helena disse que seu trabalho objetiva o diálogo entre os setores civil, privado e a ONU.

Além disso, ela defendeu alguns pontos importantes em relação às medidas que foram tomadas e que devem ser exploradas pelos diversos setores da sociedade, como a questão da sobrevivência – o presente e a manutenção da biodiversidade e da raça humana - , o comprometimento sério em manter e implementar metas adotadas por diversos países até a Rio 2020 e enfatizar o resultado positivo do Protocolo de Nagoya, principalmente para o Brasil.

Pavese enfatizou também, que o PNUMA – agência da ONU que objetiva promover a conservação do meio ambiente, a criação de medidas que visem uma melhora na qualidade de vida da população e responsável por alertar a sociedade para alguma ameaça ou problema ambiental – deseja monitorar e promover a cooperação entre os diversos setores da sociedade, além de ajudar o setor privado na adaptação ao mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário