segunda-feira, novembro 29, 2010

MESA II - Silvana Quaglio

Por Ivan Nisida

A jornalista e presidente da editora da Análise Editorial, Silvana Quaglio, iniciou seu discurso abordando o popular conceito de Desenvolvimento Sustentável, descrito como uma ideia intrincada na lógica empresarial. De fato, o setor privado parece ter absorvido essa lógica; “Muita coisa já aconteceu”. Entre elas, Silvana se lembra da ISO 14001 e as relativamente recentes legislações ambientais.

Além do campo da regulação, práticas ambientais das maiores empresas do Brasil parecem surtir efeito com a sustentabilidade entrando no pensamento corporativo. A jornalista destaca especialmente o setor financeiro, fundamental para espraiar, cadeia de valor a ser expandida, como um centro irradiador.

“A biodiversidade está na veia da sociedade” reforça a jornalista, alongando o tema para o núcleo da Conferência. Outro avanço foi a consolidação do relatório TEEB (The Economics of Ecosystems and Biodiversity) como norte para tomar conhecimento dos danos à natureza e os meios para compatibilizar economia e meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário